[GTER] Wi-Fi com Mikrotik

Ulisses O. Campos ulissescampos at hotmail.com
Mon Jan 9 14:54:56 -02 2012

Marlon eu trabalho com mikrotik a uns 6 anos qualquer duvida pode me
procurar.

Algumas dúvidas:

>1) Eu consigo gerenciar a configuração de múltiplos RB433AH a partir de
>um único RB1100?

na verdade o gerenciamento e e descentralizado.

se vc nao for usar a rb1100 como concentrador de acessos nao precisa dela!

>2) Caso seja possível, é necessário ter uma VLAN específica para
>comunicar o RB1100 com os RB433AH, ou eu posso ter todos ligados numa
>VLAN junto com os pontos de acesso UTP e jogar o tráfego direto para o
>roteador dessa VLAN? Considerando que a solução wi-fi seria toda level 2
>(bridge).

a vlan funciona mais nao e necessaria.

>3) Pela experiência de quem já usa solução semelhante, quantos usuários
>eu deveria considerar como máximo por rádio access point?

com os cartoes r52ah vc consegue uns 60 clientes, mais no 2,4 geralmente vc
so passa 3 megas, em condiçoes especiais vc consegue 5, em 5,8ghz vc
consegue tranquilamente 20 megas, ou 40 em dupla polaridade(cartao r52nh).