[GTER] Problema com BGP com 2 operadoras

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Jan 4 09:54:09 -02 2012

On 03-01-2012 21:31, Itamar Reis Peixoto wrote:

> nao existe nenhum problema do seu trafego sair pela operadora A e
> entrar pela B, é até bom sinal que a outra rota é melhor.

Quando envolve prefixos mais específicos sendo ignorados, pode existir
problema sim...

Só que nesse caso, como são prefixos /23, filtragem é um problema
"esperado".  Pode até ser outra coisa, mas as chances de ser filtragem
são bem elevadas: existe muita filtragem de prefixos mais específicos
que /22, por motivos diversos e em sua maioria, tacanhos.

> o que vc precisa é ter uma ligacao de qualidade entre seu pop que
> esta em uma cidade e o seu pop que esta na outra.

Você pode tentar também agregar cada POP em uma única /22 e anunciar
esses /22.

Na prática?  Melhor seguir a recomendação do Itamar, e só voltar a
prestar atenção nisso caso o tráfego indo pelo caminho mais longo comece
a incomodar demais o bolso, ou causar reclamação por latência elevada.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.