[GTER] Antena dupla polarização em 11Ghz.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sun Jan 1 20:23:36 -02 2012

2012/1/1 Jeferson Tadeu R. da Silva <jeferson.silva at tecnoasp.com.br>:
> Todos,
>
>        Estamos fechando um enlace bem longo em 11Ghz, e preciso aumentar a
> capacidade de Throughput (Algo como 400mg), me foi sugerido a utilização de
> antena de dupla polarização para resolver esse problema. Mas estou em
> dúvida, será preciso reservar duas faixas diferente de 11Ghz na Anatel (Uma
> para polarização horizontal e a outra pra polarização vertical)?

As licenças de frequência são por origem/azimute, desde que operem no
mesmo canal e a canalização agregada não exceda o permitido para
aquela frequência.

Se você usar duas frequências diferentes, são dois licenciamentos;
isso é comum em rádios que não tenham um bom suporte a XPIC, pois há a
rejeição de polarização cruzada não é grande.

Se você usar a mesma frequência, mas for um canal que seja definido
como de no máximo x Mbps, há interpretações do regulatório que  diriam
ser necessário pagar duas vezes mesmo sendo a mesma frequência. É algo
a consultar a agência e ver que resposta eles te dão atualmente...

Rubens