[GTER] Dúvida integração Protocolo de Resiliência Anel e Spanning-Tree

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Dec 19 13:44:20 -02 2012

On 18-12-2012 17:48, MrGuga wrote:
>  Normalmente apenas um protocolo de bloqueio de portas pode estar
>  rodando em cada porta, pois o equipamento não tem inteligência
>  suficiente para conhecer toda a rede e tomar uma decisão inteligente
>  caso um protocolo mande bloquear a porta e outro mande liberar.
>
>  É uma pena, eu não acho que seria tão difícil implementar alguma
>  inteligência básica em cima disso.
>
>  No seu caso, basta rodar o ERPS nas portas do anel e spanning tree
>  nas outras que tudo deve se resolver automagicamente.

Como o ERPS protege por (vlan, porta) e não só por porta, você precisa
ter absoluta certeza
de que _jamais_ uma vlan vai ser transmitida em uma porta ERPS sem estar
configurada
no ERPS, mesmo em caso de erro simples do operador (ou seja, proteja por
ERPS todas
as VLANs, mesmo as que estão bloqueadas na porta ou não existam na
switch).  Se errar
isso, ou a switch inteira capota (estava sem proteção contra flood), ou
o enlace ERPS inteiro
capota (proteção contra flood "dropa" todos os pacotes da porta ERPS).

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.