[GTER] Melhores Práticas em Ataques DOS/DDOS

Kurt Kraut listas at kurtkraut.net
Fri Aug 10 19:18:31 -03 2012

Olá,

Do que vi do seu site, você é um ISP. Geralmente em um datacenter, um IP é
atacado por causa do conteúdo ou serviço que ele hospeda. Recentemente,
conversando com um gestor de um datacenter, ele me disse que nos termos de
serviço, não permite o uso da infra dele para podcasts pois atraem muito
DDoS. E faz sentido: muitos são podcasts sobre games, políticos, religiosos
etc. e esse tipo de conteúdo gera reações agressivas de opositores, ao
ponto de se mobilizarem para DDoS.

Mas o que me faz pensar é: o que é provido em sua rede, nos IPs atacados,
que atrai ataques? Como você é um ISP, não consigo claramente presumir. Já
cogitou uma forma de bloquear/proibir o serviço/protocolo/conteúdo que
atrai ataques?

Você permite conexões entrantes em portas típicas de daemons, como FTP,
IRC, HTTP etc? Se você bloquear isso (resguardando sempre os direitos de
seu consumidor), não estaria reduzindo a atração de ataques que possui?

Eu acho que as sugestões dos colegas da lista serão mais cirúrgicas se você
nos alimentar com mais detalhes.

Abraços,

Kurt Kraut