[GTER] Switch "caseiro"

Rafael Galdino da Cunha sup.rafaelgaldino at gmail.com
Tue Aug 7 18:00:12 -03 2012

ja tive problema parecido num projeto onde inclusive palestrei ano passado
no MUM 2011, da cidade Luis Eduardo Magalhães-BA, onde de inicio seria
interligar PSF`s, escolas e secretarias numa rede local com air grids,
vlans, ospf, inclusive com redudância. porem foi apenas eu voltar para joão
Pessoa que começou os problemas, queimou uma RB sairam fazendo NAT do NAT
NAT, e quando ja estava quase parando me ligaram informando "3 meses
depois".
hoje não estou mais a frente do projeto porque estou fazendo outros
trabalhos e sem tempo mesmo, mas la ja tem:
intelbras, nanoistation  "istation mesmo xing-ling", colocaram um linux que
ninguem sabe mecher..
etc..

mas quando tem problema e vai resolver tem mais gastos do que iniciar
corretamente.

quando for fazer algo pra lhe resguardar faça um documento informando que
se fizer com TAIS equipamentos vc não é responsável por problemas que por
ventura vier "mas informe quais os problemas no documento".

ja vi pessoas se resguardar de tal forma onde o gerente de finanças quase
perdia o emprego.

dou por exemplo aqui em jpa tem uma salinha com 6 caras revezando um
suporte de bolsa de valores.
onde la tem um 3760, com 5 links de internet, e se não me engano de
estrutura "rack, cabos, gabinet micros" tem uns 60 mil mais ou menos. mas
isso tudo???
ja imaginou 10 minutos parado? eles fizeram um calculo e tinham dito que 10
minutos parado dava um preju entre 10k~15K. ja imaginou 1 hora????
justifica o uso de equipamentos bons?

abrcs

Att.

Rafael Galdino