[GTER] Duvida sobre que roteador usar

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Aug 6 18:07:32 -03 2012

> Estou precisando de uma dica de qual roteador escolher para fechar BGP
> com 3 OP com trafego total de 250mbps, gostaria de fechar um Full-route
> com elas.

Primeiro critério: roteador de ao menos 4 portas. Apesar de ser
possível agregar acessos via switch e colocar num roteador com porta
giga, isso dificulta diagnóstico e aumenta tempo de convergência que
poderia começar já na detecção de porta em "down".

Você não citou se elas entregam a porta em Fast ou Giga, e se em
metálico ou óptico, nem as perspectivas de crescimento de tráfego.
Também não comentou se você é ou prevê ser upstream de outros ASNs

> Se puderem me indicar algo. Houvi pessoas usando Mikrotik, cisco,
> juniper e até quagga.

Full-routing é um forte indicador contra usar Routerboards, quer
usando Mikrotik quer usando Linux/BSD, ou contra usar Ciscos ou
Juniper com CPUs mais antigas e/ou RAM medida em MB. Assim, dependendo
do que você pretende fazer, a melhor opção seria rever se full-routing
é ou não uma necessidade no seu cenário...

Rubens