[GTER] Internet em Condomínio

Miguel Oliveira miguel.bispo at iriustecnologia.com.br
Fri Aug 3 08:45:41 -03 2012

Senhores,

Não estou aqui para defender uma vontade mas, apenas apresentar uma
experiência de 26 anos na área de tecnologia, prestando consultoria a
alguns provedores ao longo desse tempo e vivenciado à área. Acho que
quem pode responder a essa questão sem deixar margem para dúvidas é a
ANATEL. O processo é conhecido por qualquer provedor legalizado e
encontra suporte e amparo nas diversas associações de provedores como
a ABRINT, ABRAMULTI, ABRAPI e REDE GLOBAL INFO.

Quanto aos condomínios que oferecem o serviço de acesso a Internet
como parte dos serviços, desde que seja um link dedicado, não ADSL,
não vejo problema. A comparação com água ou gás é equivocada pois
existe a necessidade que cada unidade tenha seu marcador de água e
gás, casos alheios a isso estão seguindo um modelo antigo e que,
dependendo da região do país as concessionárias não estão aceitando
mais a instalação do serviço para novas construções e as antigas estão
se adequando a esse novo modelo.

Existe jurisprudência para o caso apresentado em que "provedores"
compartilhando ADSL foram lacrados pela ANATEL mas, apesar disso
continuamos encontrando "profissionais" querendo fazer a interpretação
da lei a seu favor. Sinceramente não entendo porque existir órgãos
reguladores. Cada um faz o que quiser e viva a anarquia!

Atenciosamente,

Miguel Bispo