[GTER] CGNAT - legal ou ilegal ?

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Fri Aug 3 11:52:58 -03 2012

> Aqui na Asia, os IPv4 jah acabaram. O pessoal jah estah com cgnat
> implantado e operando.
>
> Acredito que os vendors nao sao os mais afetados. Os mais afetados
> serao os ISP que nao poderao vender mais acesso internet pelo menos
> ateh que a operacao 100% em IPv6 seja uma coisa painless pro usuario
> final :-)

Pela lógica, isso se aplicaria a toda instituição que esteja na mesma
situação, ou seja, quem usa NAT em escolas em geral (por exemplo) e
não tem como alocar IPv4 público para todas as máquinas, teria que
parar a rede (ou assumir o risco proveniente da situação). Em certos
casos, o provedor do link/serviço de internet também pode não ter IPv4
para alocar (que acabaria no caso que descreveu).

Eu nem sabia que o Marco Civil levaria a essa situação. :-)

Obrigado.

Cássio