[GTER] CGNAT - legal ou ilegal ?

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Fri Aug 3 12:02:49 -03 2012

On 03-08-2012 11:52, casfre at gmail.com wrote:

> Pela lógica, isso se aplicaria a toda instituição que esteja na mesma
> situação, ou seja, quem usa NAT em escolas em geral (por exemplo) e
> não tem como alocar IPv4 público para todas as máquinas, teria que
> parar a rede (ou assumir o risco proveniente da situação). Em certos
> casos, o provedor do link/serviço de internet também pode não ter
> IPv4 para alocar (que acabaria no caso que descreveu).
>
> Eu nem sabia que o Marco Civil levaria a essa situação. :-)

Isso está me soando esquisito.  Pela lógica que rege este tipo de
assunto, logar não deveria ser ilegal em princípio.  Permitir qualquer
acesso não autorizado por ordem judicial aos logs é que seria.

Se for assim, não tem nenhum reflexo sobre o CGNAT ou outras tecnologias
gambiarrentas que prejudicam o usuário.  O reflexo seria no equipamento
de sumarização, compressão e armazenamento de logs, que vai precisar
cifrar o dito cujo, e no controle de acesso à chave que permite decifrar
os logs armazenados.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.