[GTER] pc router

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Wed Apr 25 18:09:46 -03 2012

On 25-04-2012 15:57, Luiz Otavio O Souza wrote:
> Veja o caso da Cavium (que é um dos líderes em SoCs embarcados para
> equipamentos de telecom): http://www.cavium.com/OCTEON_MIPS64.html

Me diz que fabricante coloca algo equivalente a um mobile x86-64 dentro
de um switch-router de 24Gbps wire-speed, ou de um router de 4 a 10Gbps
wire-speed, que eu gostaria muito de saber :-)

Eu sei que existem processadores parrudos nas linhas ARM e MIPS, mas ou
não são esses que acabam dentro dos roteadores/switch-routers, ou o
stack do control plane não consegue fazer uso de multiplos cores.

Na verdade, num equipamento desses você vai acabar dedicando um core
para o RTOS, um para rodar as tarefas de background, etc.

> Se os fabricantes ainda utilizam CPU furreca é por pura falta de
> vergonha na cara (ou porque eles ainda acham que não precisam de nada
> melhor - pelo preço que você paga, afinal sempre tem que haver um
> modelo maior e mais caro :).

Bom, essa seria uma explicação.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

Antes de imprimir, lembre-se de seu compromisso com o Meio Ambiente
e do custo que você pode evitar.