[GTER] pc router

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Wed Apr 25 15:57:46 -03 2012

2012/4/24 Henrique de Moraes Holschuh <henrique.holschuh at ima.sp.gov.br>:

> Sinceramente, eu preferia que parassem de colocar CPU furreca nos
> roteadores com portas Gigabit e encaminhamento por hardware.  Ninguém
> vai reclamar que uma caixa ficou 1% a 5% mais cara porque no lugar de um
> ARM ou MIPS com quase nada de memória, foi colocado um Mobile Processor
> x86-64 com 8GiB de DDR3 ECC.

Henrique,

A coisa hoje em dia já não é mais como antigamente :-)

Hoje você tem CPU ARM e MIPS com tantos cores quanto você precisar,
com suporte à 64bits e consequentemente, sem limites de memória (8GiB
já não é um problema em tais sistemas).

Veja o caso da Cavium (que é um dos líderes em SoCs embarcados para
equipamentos de telecom): http://www.cavium.com/OCTEON_MIPS64.html

A grande vantagem dessas arquiteturas é que elas possuem um esquema de
licenciamento onde qualquer (grande) fabricante pode passar a produzir
CPU dentro da especificação MIPS (e ARM). Coisa que eu não conheço (e
nunca vi) com as CPUs da Intel, AMD, etc.

Isso reduz muito o custo total de produção dos equipamentos
(provavelmente muito mais do que os 5% de margem que você citou) e
essa é a razão pela qual temos CPUs/SoCs MIPS e ARM de vários
fabricantes (NXP, Atheros e Ubicom - agora qualcomm atheros, ST,
FreeScale, Marvell entre tantos outros).

Se os fabricantes ainda utilizam CPU furreca é por pura falta de
vergonha na cara (ou porque eles ainda acham que não precisam de nada
melhor - pelo preço que você paga, afinal sempre tem que haver um
modelo maior e mais caro :).

Att.,
Luiz