[GTER] pc router

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Tue Apr 24 14:47:13 -03 2012

Ola

> O ruim disso é o plano de controle ter uma topologia completamente
> diferente do plano de dados.  Tem uns jeitos meio absurdos de resolver
> isso.  O certo seria modelar o plano de dados no routing engine
> consolidado, mas até lá dá para montar uma gambiarra usando uma árvore

você fala tipo redistribuir loopbacks via IGP?

> Aliás, essa do plano de controle não seguir o caminho do plano de dados
> pode acontecer quando você usa refletores ou servidores de rotas.
> Cuidado nesses casos, porque o iBGP não vai refletir a realidade dos
> enlaces, e portanto o *IGP* e a topologia tem que garantir que nunca vai
> haver particionamento no plano de dados que não seja detectável no plano
> de controle (e vice-versa!).  Daí a recomendação de colocar os
> refletores em caixas de meio de caminho, seguindo a topologia.

no curso de BGP com mikrotik que ministro temos um lab exatamente
desse jeito. e uma outra versão, com refletores nas pontas ao invés
de no caminho

> Sinceramente, eu preferia que parassem de colocar CPU furreca nos
> roteadores com portas Gigabit e encaminhamento por hardware.  Ninguém
> vai reclamar que uma caixa ficou 1% a 5% mais cara porque no lugar de um
> ARM ou MIPS com quase nada de memória, foi colocado um Mobile Processor
> x86-64 com 8GiB de DDR3 ECC.

quem sabe aquele novo router com 36 cores da mikrotik comece a fazer
os fabricantes grandões pararem de economizar merrecas...

[]s, !3runo Cabral