[GTER] pc router

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Apr 24 13:46:19 -03 2012

On 24-04-2012 12:51, Klaus Schneider wrote:
> Exatamente, o quagga não encaminha pacotes, serve apenas como route
> server, que seria a única semelhança com o PTT. O quagga suporta
> muitas sessões full(nunca usei com mais de 3, mas certamente suporta
>  mais de 10), coisa que fica um tanto complicado mesmo em um 7206 com
>  npe-g2. O problema de softrouters é exatamente capacidade de
> encaminhamento, e não estava discordando e sim concordando =)

Daqui a uns poucos anos, o roteador "caixa única" vai ficar obsoleto,
pelo menos em aplicações com fluxo de pacotes elevado e pouco
centralizadas:  você vai comprar o plano de controle de alguém (e também
terá a alternativa FLOSS), mas o plano de dados será distribuído, usando
switches OpenFlow ou equivalente.  Isso já existe como produto
comercial, mas ainda está caro.

O ruim disso é o plano de controle ter uma topologia completamente
diferente do plano de dados.  Tem uns jeitos meio absurdos de resolver
isso.  O certo seria modelar o plano de dados no routing engine
consolidado, mas até lá dá para montar uma gambiarra usando uma árvore
de VMs que espelha a topologia real, e usar alguns recursos mais
avançados do OpenFlow para espelhar na topologia virtual o que realmente
está acontecendo no plano de dados.

http://www.openflowhub.org/display/routeflow/RouteFlow+Home

Aliás, essa do plano de controle não seguir o caminho do plano de dados
pode acontecer quando você usa refletores ou servidores de rotas.
Cuidado nesses casos, porque o iBGP não vai refletir a realidade dos
enlaces, e portanto o *IGP* e a topologia tem que garantir que nunca vai
haver particionamento no plano de dados que não seja detectável no plano
de controle (e vice-versa!).  Daí a recomendação de colocar os
refletores em caixas de meio de caminho, seguindo a topologia.

Sinceramente, eu preferia que parassem de colocar CPU furreca nos
roteadores com portas Gigabit e encaminhamento por hardware.  Ninguém
vai reclamar que uma caixa ficou 1% a 5% mais cara porque no lugar de um
ARM ou MIPS com quase nada de memória, foi colocado um Mobile Processor
x86-64 com 8GiB de DDR3 ECC.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.