[GTER] Quagga - otimização de rotas

Eduardo Schoedler listas at esds.com.br
Tue Apr 10 21:41:23 -03 2012

Em 10 de abril de 2012 20:56, Bruno Cabral <bruno at openline.com.br> escreveu:

> Mas como o quagga poderia saber que nao ha nenhuma outra rota para aquele
> prefixo dentro do range maior, por outro peer e com AS-PATH-LENGTH
> diferente? Se não houvesse no momento da sumarização e ela aparecesse
> depois, qual o comportamento? Quebrar o range novamente?

Mas aí que está, valem todos os critérios de melhor escolha de rota que o
BGP já utiliza.
O daemon bgpd tem todas essas informações necessárias para tomar as
decisões de sumarização.

Só não sei quais informações de cada prefixo são repassados ao daemon zebra.
Talvez quem tivesse de fazer a própria otimização/sumarização seria o bgpd.

Sobre rota mais específica, ele poderia sumarizar da mesma forma.
Veja:

192.168.0.0/20 => AS65400
192.168.0.0/22 => AS65400
192.168.4.0/22 => AS65400
192.168.8.0/22 => AS65400
**192.168.8.0/23 => AS65401 (mais específica)
192.168.12.0/22 => AS65400

Sumarizando:
192.168.0.0/20 => AS65400
192.168.8.0/23 => AS65401