[GTER] Quagga - otimização de rotas

Bruno Cabral bruno at openline.com.br
Tue Apr 10 22:31:38 -03 2012

Ola

> Mas aí que está, valem todos os critérios de melhor escolha de rota que o
> BGP já utiliza.

concordo, mas isso irá requerer a presença das rotas DESagregadas para a escolha (mais sobre isso abaixo), mesmo que fosse apenas na RIB

> O daemon bgpd tem todas essas informações necessárias para tomar as
> decisões de sumarização.

ele teria que varrer a tabela inteira a cada pacote de UPDATE, verificando se as sumarizações ainda são válidas. Não é trivial, ainda mais com 403k (e crescendo) rotas a serem consultadas por update

> Só não sei quais informações de cada prefixo são repassados ao daemon zebra.
> Talvez quem tivesse de fazer a própria otimização/sumarização seria o bgpd.
>
> Sobre rota mais específica, ele poderia sumarizar da mesma forma.
> Veja:
>
> 192.168.0.0/20 => AS65400
> 192.168.0.0/22 => AS65400
> 192.168.4.0/22 => AS65400
> 192.168.8.0/22 => AS65400
> **192.168.8.0/23 => AS65401 (mais específica)
> [...]

e se houvesse 192.168.8.0/22 pelo AS65401 e este tivesse um AS-PATH maior que pelo AS65400? A sumarização iria remover o especifico pelo AS65400 e manter o outro, com AS-PATH maior, quebrando a regra de "prefixo mais especifico sempre ganha"?

e se não houvesse por ex. 192.168.4.0/22, a sumarização do /20 do AS65400 seria mantida ou sumarizado no /21? isso impactaria o trafego do destino, recebendo trafego para uma rede que poderia não estar anunciada propositadamente?

Agora, como o código fonte do quagga está disponivel, se você acha que é possivel compilar uma rotina que faça a checagem para sumarização e remova as rotas espúrias, acredito que seria um patch interessante para submeter aos desenvolvedores do quagga. Tenho dúvidas quando a viabilidade em termos de processamento,  no entanto

[]s
!3runo Cabral
--
Cursos e Consultoria BGP