[GTER] Quagga , BGP - Lookup

Rinaldo Vaz rinaldo at anid.com.br
Thu Oct 6 11:16:37 -03 2011

Agradeço a participação de todos...

Vou deixar mais claro:

1- não tenho como utilizar iGP pois os meus peers estão atrás de outro
sistema autônomo:

2- com mikrotik resolvo fazendo assim: */routing filter add
action=passtrought chain=ebgp-in set-target-scopte=40*

o cenário como nesse exemplo:

minha sessão eBGP

neighbor 10.0.0.1 remote-as 123

minha sessão iBGP:

neighbor 20.0.0.1 remote-as "meu-as"

O que acontece é que a rede 20.0.0.0/30 não está diretamente conectada,
recebo essa rede de 10.0.0.1

*
*
*
*
*router> sh ip bgp 20.0.0.0/30*
*BGP routing table entry for **20.0.0.0/30*
*Paths: (1 available, best #1, table Default-IP-Routing-Table)*
*  Advertised to non peer-group peers:*
*  x.x.x.x*
*  123*
*    10.0.0.1 from 10.0.0.1 (1.1.1.1)*
*      Origin IGP, localpref 100, valid, external, best*
*      **Last update: Wed Oct  5 14:16:42 2011*

Consigo assim fechar uma sessão BGP sem problemas com 20.0.0.1, porém, as
rotas que eu recebo de 20.0.0.1 não sobem na minha tabela, e quando verifico
no ZEBRA, a rota está com o nexthop (20.0.0.1) "unrecheable", então quando
adiciono no zebra uma rota estática : ip route 20.0.0.1 255.255.255.255
10.0.0.1 funciona normal.

Como havia dito, no mikrotik eu resolvo esse problema sem a nececidade de
inserir rotas estáticas, apenas aumento o "target scope" das rotas, há
alguma configuração equivalente  no quagga/cisco?

Abs