[GTER] Preenchimento formulário BGP da GVT

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Sat Nov 12 17:59:47 -02 2011

> *2) IP neighbor sessão*
> O que imagino aqui é que eu deveria quebrar o meu bloco de IPs e separar
> uma faixa /30, onde um IP seria no meu router e o outro seria no router da
> GVT. Nesse caso, eu quebrei meu /20 em 16 subnettings /24 e peguei a ultima
> faixa e quebrei novamente em /30, ficando assim:
> 188.100.111.253/30   - Configurado no meu router.
> 188.100.11.254/30 - configurado no router da GVT

Curioso a GVT pedir para colocar um bloco seu ao invés de colocar um
deles. As operadoras sempre foram bem control-phreaks neste aspecto e
forçavam a ser IP delas... o que a escassez de IPv4 não faz... ;-)

> *3) Tipo de interface (loopback ou interface) *
> Escolhi a loopback pelo fato de que minha sessão BGP não vai cair pelo fato
> da loopback nunca ficar "down". Nesse caso, qual seria minha configuração
> IP para fazer o peering?

O critério deveria ser o contrário: o IP de interface em geral é
otimizado para uma detecção mais rápida de queda de BGP, e o que você
quer é o menor tempo de convergência possível. O único problema do IP
de interface é que se você precisar de enlaces paralelos por questão
de velocidade (ex: operadora só tem links de 2M para entregar), vai
precisar ser trocado depois... ainda assim, eu acho melhor começar com
sessão pelos IPs de interface.

>         * 5) AS - AUTONOMO SYSTEM neighbor do AS do cliente*
>            Imagino que eu deveria preencher aqui o numero do AS de uma
> operadora na qual eu esteja trocando BGP.
>          *6)Blocos CIDR neighbors do AS do cliente*
>          Considurando a pergunta 5, imagino que deveria configurar o meu
> bloco de IPs que eu estou divulgando por outra operadora.
>
> *7)Blocos CIDRS neighbors do AS do cliente*
>    Não entendi essa pergunta.

Essas 3 perguntas parecem estranhas para mim. Um chute é que elas
permitem já especificar AS para os quais você seja trânsito.

> *1) Definir qual rota o cliente deseja receber*
> *a. FULL ROUTING*
> *b. blocos nacionais*
> *c. blocos GVT*
> *d. rota default*
> O que eu gostaria de saber aqui é o caso da rota default, eu não entendo a
> letra d, como assim eu receber uma rota default?

Essa opção permite que você tenha rotas default por mais de um
provedor e na queda de um deles a rota default seja removida também.
Exceto em (a), (b),(c) e (d) requerem uma rota default... o melhor é
que ela seja anunciada pela GVT via BGP ao invés de ser estática.

> *2) Definir quais os peers a GVT deve anunciar os blocos do cliente*
> *a. todos*
> *b. peer nacional*
> *c. clientes gvt*
> *d. internacional*
> Alguém poderia dizer alguma coisa sobre essas opções? Ao meu ver eu
> gostaria que meus blocos fossem anunciados para TODOS.

Se você precisa de um fornecedor de trânsito, todos de fato. Mas você
pode querer serviços da GVT apenas para um dos 3 grupos dependendo de
se você é um provedor de hospedagem, jogos, um nó de distribuição
anycast, um complemento de matriz de fornecedores, pode fazer sentido
um ou alguns.

Rubens