[GTER] Preenchimento formulário BGP da GVT

Rafael Cresci cresci at gmail.com
Sat Nov 12 18:21:35 -02 2011

> Curioso a GVT pedir para colocar um bloco seu ao invés de colocar um
> deles. As operadoras sempre foram bem control-phreaks neste aspecto e
> forçavam a ser IP delas... o que a escassez de IPv4 não faz... ;-)

Talvez a pergunta faça mais sentido se esse formulário for mais específico para pedir isso num PTT, onde o PTT em si tem um bloco de IPs que distribuem um para cada participante, e eles só estão perguntando o IP alocado pra vc no PTT.

> Essas 3 perguntas parecem estranhas para mim. Um chute é que elas
> permitem já especificar AS para os quais você seja trânsito.

Já vi operadoras de fora perguntarem isso. Serve para duas coisas: uma para eles adicionarem filtros (pois podem filtrar manualmente ao invés de IRR e, com isso, bloquear tudo o que você anunciar exceto aquilo que você coloca no formulário - isso também serve de quebra para evitar prefix hijacking e spammers que do nada inserem um /18 roubado na sua rota e emite spam por ele); a outra, é para ter uma estratégia de roteamento mais complexa (quem usa por exemplo RouteScience ou FCP, otimizado para custo ou performance) e evitar concorrência, loop ou multiplicação desnecessária de anúncio de rotas.

Rota default: 0.0.0.0/0

[]s
Rafael Cresci