[GTER] Preenchimento formulário BGP da GVT

Airton Arantes airton.arantes at gmail.com
Fri Nov 11 21:47:24 -02 2011

Olá pessoal, entrei agora na lista e não pude deixar de notar o grande
nível de discussão que ocorre por aqui.

Foi enviado pela GVT um formulário para ser preenchido para que seja
possível fazer uma sessão BGP com eles. Estou com dúvidas quanto aos campos
que foram solicitados, tentei entrar em contato com o pessoal lá para obter
ajuda sobre isso e até agora não obtive nenhuma resposta. Bem, vou dizer o
que tenho aqui:

Blocos de IP: 188.100.100.0/20 (Fictício, apenas como exemplo)
Numero do AS: 20250 (Fictício, apenas como exemplo)

Pois bem, vamos aos campos do formulário onde tem descrito "DADOS BGP DO
CLIENTE":

*1) Numero do AS*
20250

*2) IP neighbor sessão*
O que imagino aqui é que eu deveria quebrar o meu bloco de IPs e separar
uma faixa /30, onde um IP seria no meu router e o outro seria no router da
GVT. Nesse caso, eu quebrei meu /20 em 16 subnettings /24 e peguei a ultima
faixa e quebrei novamente em /30, ficando assim:
188.100.111.253/30   - Configurado no meu router.
188.100.11.254/30 - configurado no router da GVT

*3) Tipo de interface (loopback ou interface) *
Escolhi a loopback pelo fato de que minha sessão BGP não vai cair pelo fato
da loopback nunca ficar "down". Nesse caso, qual seria minha configuração
IP para fazer o peering?

*4)Blocos CIDR do AS do cliente*
188.100.100.0/20

         * 5) AS - AUTONOMO SYSTEM neighbor do AS do cliente*
            Imagino que eu deveria preencher aqui o numero do AS de uma
operadora na qual eu esteja trocando BGP.
          *6)Blocos CIDR neighbors do AS do cliente*
          Considurando a pergunta 5, imagino que deveria configurar o meu
bloco de IPs que eu estou divulgando por outra operadora.

*7)Blocos CIDRS neighbors do AS do cliente*
    Não entendi essa pergunta.
          *8) Base de dados onde o AS está registrado*
          LACNIC
          *9) Blocos CIDR neighbors do AS do cliente*
           Também não entendi essa solicitação

9) router - modelo e fabricante
blá blá blá
10) Outros fornecedores de links do cliente
blá blá blá

DADOS DE ROTEAMENTO

*1) Definir qual rota o cliente deseja receber*
*a. FULL ROUTING*
*b. blocos nacionais*
*c. blocos GVT*
*d. rota default*
O que eu gostaria de saber aqui é o caso da rota default, eu não entendo a
letra d, como assim eu receber uma rota default?

*2) Definir quais os peers a GVT deve anunciar os blocos do cliente*
*a. todos*
*b. peer nacional*
*c. clientes gvt*
*d. internacional*
Alguém poderia dizer alguma coisa sobre essas opções? Ao meu ver eu
gostaria que meus blocos fossem anunciados para TODOS.

Ficou um pouco grande, mas acredito que essa seja uma dúvida de alguns aqui
da lista.
--
Airton Arantes Coelho Filho