[GTER] Peering

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri Nov 11 11:36:05 -02 2011

> Acho que nunca é demais lembrar que troca de tráfego IP não está sujeito a
> regulamentação, sobretudo da Anatel. Segundo a  FAQ da própria agência:

Curiosamente, a própria agência não seguiu seu próprio FAQ em diversos
momentos; o primeiro quando ela arbitrou que a Embratel deveria
franquear peering Internet para a Intelig ; os outros, quando
homologou os acordos de interconexão classe V entre as operadoras.

> Em tese é perfeitamente possível ser um provedor Internet, e participar de
> peerings,  sem ter licença nenhuma da Anatel, desde que você não possua e
> não opere diretamente meios de transporte de dados , tais como fibras,
> enlaces de rádio, cabos metálicos, e contrate esses serviços sempre a
> empresas de telecomunicações devidamente licenciadas.

É possível e muitos provedores sem licença da Anatel tem peerings com
as operadoras; a questão é que para invocar a obrigatoriedade de
interconexão é preciso ter licença. Sem ela apenas o interesse próprio
da operadora é que influenciará na decisão de peering.

Rubens