[GTER] Peering

Alexandre Grojsgold alexandre.grojsgold at gmail.com
Thu Nov 10 09:21:55 -02 2011

On 09-11-2011 21:51, Rubens Kuhl wrote:

> Mas será que o remetente inicial é uma SCM ? Interconexão classe V se
> aplica em prestadores não-STFC/SMP, e um SVA não é um prestador de
> serviço algum de telecomunicações.
>

> Rubens

Parece-me que Rubens foi um pouco telegráfico demais. Se bem entendi, a
ideia é chamar a atenção para a questão de serviço de valor adicionado
versus licenciamento.

Estava relendo os postos anteriores e vi algumas vezes o argumento
invocando legislação sobre interconexão.

Acho que nunca é demais lembrar que troca de tráfego IP não está sujeito
a regulamentação, sobretudo da Anatel. Segundo a  FAQ da própria agência:

    /*3. Qual a definição de Serviço de Conexão à Internet (SCI)?*/

    //

    /Serviço de Conexão à Internet - SCI, conforme definido na Norma do
    Ministério  das Comunicações n.º 004, de 31/05/1995
    <http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalRedireciona.do?caminhoRel=Cidadao-Biblioteca-Acervo%20Documental&codigoDocumento=10283>,
    é o nome genérico que designa o serviço de valor adicionado que
    possibilita o acesso à Internet a usuários e provedores de serviços
    de informações. O provimento do SCI não depende de concessão,
    permissão ou autorização da Anatel./

Em tese é perfeitamente possível ser um provedor Internet, e participar
de peerings,  sem ter licença nenhuma da Anatel, desde que você não
possua e não opere diretamente meios de transporte de dados , tais como
fibras, enlaces de rádio, cabos metálicos, e contrate esses serviços
sempre a empresas de telecomunicações devidamente licenciadas.

Se isso permite um negócio economicamente viável, é outra discussão, e a
resposta é provavelmente negativa. Mas essa é outra questão.

Abs,
-- Alexandre.