[GTER] 2 links +ASN +Mikrotik

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Fri May 27 16:09:30 -03 2011

2011/5/27 Luiz Antonio <luizantonio at netserv.com.br>:
> Boa tarde a Todos. Alguém pode me dar algumas dicas sobre BGP e Mikrotik.
> Tenho dois links, um de 150mbps e outro de 250mbps e já tenho meu ASN. Qual
> a melhor forma de configurar para que eu possa dividir o trafego pelos dois
> links e quando eu tiver queda em um dos links todo o trafego seja passado
> para somente um link.

Anuncie um bloco mais específico que contemple uma parte do seu
tráfego por um dos links, e anuncie o bloco agregado por ambos os
links. Isso dará o comportamento que você quer; o tamanho do mais
específico vai depender de como você usa seu endereçamento e do perfil
de tráfego, então só por tentativa ou erro ou por análise de tráfego
para determinar isso.

Uma recente apresentação no GTER abordou configurações desse tipo
(ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter29/10-PTTLocalRemotoTransito.pdf),
e a adaptação dessas sintaxes para uso em Mikrotik pode ser ajuda por
esta apresentação sobre BGP em Mikrotik
(ftp://ftp.registro.br/pub/gter/gter31/01-BGP-Mikrotik.pdf).

Rubens