[GTER] Infra WLAN Motorola

felipe admin at all.com.br
Fri May 13 01:15:09 -03 2011

Não sei qual a distância desses links de 14 e 25 Mbps Full mas com
certeza o Airmax Mimo TDMA da Ubiquiti está incomodando alguns
fabricantes. É impressionante como esses rádios 5,8 rendem e são
confiáveis. Sem falar no custo. Um enlace de Rocket M5 com antena de 30
db custa em torno de R$ 2.000,00 e dependendo das condições passa 30
Mbps Full tranquilo.

Com 2 rádios em cada ponta agregados e com tolerância a falha com RBs da
Mikrotik o custo ficará em torno de R$ 5.000,00. Para áreas de baixa
poluição e distâncias de até 10km é bem provável que a taxa de download
fique limitada pela velocidade da LAN.

Na minha opinião é questão de tempo para que os valores de certos
modelos de concorrentes despenquem ou saiam de linha. Outra combinação
que me impressionou são os cartões da ubiquiti SR71 em RBs com antenas
de dupla polarização. É impressionante o que esses rádios rendem. Com
esses equipamentos também dá para agregar e dar tolerância duplicando
antenas e cartões.

O painel de 90db da ubiquiti também funciona. Compramos 1 para testar,
não saiu da torre e ganhou mais 3 irmãos. Parece brincadeira, mas no Rio
de Janeiro, em área de muita poluição, esses painéis permitem ativar
múltiplos links de 2 Mbps FULL em distâncias de até 15km.

Semana passada precisávamos instalar um link de 3 Mbps FULL em caxias,
há 20 km do nosso pop, levamos um rocket com antena disco de 30db para
fazer teste de visada. Ele simplesmente alinhou e passou 3Mbps FULL
depois de alguns ajustes. Isso realmente me impressionou. De tão
impressionado, preferi não ativar o cliente dessa forma, e acabamos
fazendo ponto a ponto, novamente com rockets e direcionais e obtivemos 8
Mbps Full.

Ainda acho meio esquisito comparar Ubiquiti com Alvarion e Motorola, mas
para a nossa infra confesso que estou impressionado com essa turma.

www.ubnt.com

Vale a pena conferir o novo Rocket M5 com GPS para sincronização. Os
Cannopy que se preparem!!

Abs,

Felipe