[GTER] Res: Indicação de switch

luisgustavo at eletrosul.gov.br luisgustavo at eletrosul.gov.br
Mon May 9 14:33:21 -03 2011

Galiza,

> Sabemos que EDP é EDP, e EAPS é EAPS. Todavia, o transporte do EAPS
> é realizado via EDP (conforme pode ser facilmente encontrado na
> internet; veja [1]), embora os dados trafeguem por uma vlan de
> controle de loop.
A meu ver, o cabeçalho é o mesmo, por isso a dificuldade do wireshark em
separar um do outro. Parece uma solução técnica (ou gambiarra bonitinha)
pra que no hardware extreme esses pacotes sejam tratados com maior
prioridade. Pela descrição da RFC não há referência alguma ao EDP, apenas
a semelhança do cabeçalho. Além disso, é um protocolo de camada 2, não tem
muito que inventar pois abaixo dele só a própria camada fisica.

> Sobre o EAPS, apesar de haver uma RFC que o descreve (RFC 3619 -
> [2]), o tempo de convergência da implementação da Extreme é bem
> menor (justamente o segredo do negócio deles...).
Aí é hardware né... Pela descrição da RFC não tem nada que impeça atingir
os 50ms. Ou tem?
Ainda assim, os 50ms são em "melhor caso", pois em um anel muito grande só
o tempo de propagação do pacote já pode ser maior que isso... ("O tempo é
inferior à 50 milésimos de segundo na maioria das implementações. " em
[1])

Um dia eu ainda vou medir o tempo e postar na lista, pra referência.

O que dá pra considerar segredo é o EAPSv2, que não está na RFC, e permite
proteção contra loop em caso de falha de link comum entre dois anéis.
Complica bastante proteger um link comum sem isso...

1 - http://www.extremenetworks.com.br/ExtremeXOS.ASP

Luis Gustavo

AVISO
Esta mensagem é destinada exclusivamente a(s) pessoa(s) indicada(s) como destinatário(s),
podendo conter informações confidenciais, protegidas por lei. A transmissão incorreta da mensagem não acarreta a perda de sua confidencialidade. Caso esta mensagem tenha sido recebida por engano, solicitamos que seja devolvida ao remetente e apagada imediatamente
de seu sistema.É vedado a qualquer pessoa que não seja destinatário, usar, revelar, distribuir ou copiar ainda que parcialmente esta mensagem.
DISCLAIMER
This message is destined exclusively to the intended receiver. It may contain confidential or legally protected information. The incorrect transmission of this message does not mean loss of its confidentiality.
If this message is received by mistake, please send it back to the sender and delete it from your system immediately. It is forbidden to any person who is not the intended receiver to use, reveal, distribute, or copy any part of this message.