[GTER] Proposta de relatório técnico detalhado no atendimento técnico dos provedores

Gustavo Santos gustkiller at gmail.com
Wed Mar 23 08:21:00 -03 2011

Pelo menos em Salvador - BA, a GVT investiu foi em diversos cachês,
inclusive conseguiu tráfego suficiente para ter um cache da Google local. E
o maior comentário dos usuários leigos da GVT por aqui é que eles conseguem
baixar seus filmes, programas e jogos via torrent a 10mbits 15mbits 25mbits
o tempo todo. Aqui o usuário está pagando  os "10" reais e levando 12mbits ,
pois eles configuram as DSLAM com velocidade em média de 2 a 3mbits a mais
que o contratado para os usuários "cricri" não reclamem que está dando
9.9mbits ao inves de 10mbits.

Em resumo, quem pensou na rede GVT aqui em Salvador, fez uma boa analise do
que o usuário quer e está entregando o que ele quer.

E nós provedores menores temos que correr atrás de alguma forma. Só que o
custo de um cache destes é bem elevado, alem de que não adianta só o cache,
pois vai aumentar o tráfego entre os Pops o que já puxa o investimento em
fibra optica para interligar seus pontos de acesso. Uma verdadeira bola de
neve de investimentos para os pequenos provedores.

Gustavo Santos
Analista de Redes
CCNA , MTCNA , MTCRE, MTCINE, JUNCIA-ER