[GTER] Proposta de relatório técnico detalhado no atendimento técnico dos provedores

Carlos Eduardo Langoni ce.langoni at gmail.com
Tue Mar 22 09:35:19 -03 2011

Em 22 de março de 2011 08:47, Leonardo Rodrigues
<leolistas at solutti.com.br>escreveu:

>    olha ... na boa, eu acho a idéia muito legal, mas no fritar dos ovos
> tudo isso vai aumentar custos e custo baixo é a ÚNICA coisa que a maioria
> dos usuários se importa. E volto a dizer, aquele 5% que faria questão de
> pagar mais caro por suporte de qualidade, não é suficiente pra tornar o
> provedor economicamente viável. O provedor precisa daqueles 95% pra viver !
>
>    acho toda essa grande discussão uma grande utopia. A exigência de
> atendimento de qualidade precisa partir do usuário. Quando o usuário exigir
> isso E estiver disposto a pagar por isso, ai sim a discussão vai ser válida.
> [...]

Leonardo,

Eu vou discordar em parte do seu posicionamento. Concordo que o usuário não
está disposto a pagar por um suporte decente, inclusive já pensei e desisti
da ideia de suporte várias vezes por isso.

Mas nem sempre tem que partir do usuário. O Linux é um perfeito exemplo de
algo que surgiu no meio técnico e que vem sendo cada vez mais utilizado
tanto por empresas quanto por usuários finais. Tudo depende do interesse e
da aproximação.

Eu acredito que se houver colaboração real em um sistema de documentação
público bem feito, como o projeto rau-to da unicamp [1], e houver real
publicação e indicação temos uma tendência a ver uma melhora nos usuários
finais.

Hoje realmente o usuário não se preocupa com atualizar o antivírus, ou o
Sistema Operacional, mas temos que entender que a Microsoft tem sua parcela
de culpa. Com o intuito de "simplificar" o sistema ela tornou o usuário
burro. Como a pirataria rola solta e "todo mundo" usa o S.O. da MS em sua
versão perna de pau (aka pirata) o usuário se acostumou a não ler erros, não
tentar entender o problema, uma vez que ele não tem com quem reclamar. E
mesmo o suporte da própria MS é falho e incapaz (falo por experiência
própria).

Eu acho que temos que cobrar de todos os lados, afinal de contas fazemos
parte da parcela de usuários (sim também somos usuários) com conhecimento.
Se não partir de nós não podemos esperar que parta do usuário final.

Ficam aqui os meus 2 cents na discussão

Abraços a todos!