[GTER] BGP4 Communities e ASN32

Andre Gustavo de C. Albuquerque gustavo.albuquerque at gmail.com
Tue Mar 1 15:39:31 -03 2011

Este tipo

2011/3/1 Henrique de Moraes Holschuh <henrique.holschuh at ima.sp.gov.br>

> Estou relendo os RFCs, mas uma leitura rápida do 4364 parece indicar que
> realmente seria necessário um outro atributo, algo do tipo "general
> routing policy", que é o uso típico das communities tradicionais (fora
> as well-known).
>
> Concluo que, a menos que exista algum outro RFC que não localizei ainda,
> quem tem ASN-32 realmente é, até o presente momento, cidadão de segunda
> categoria :-(
>
> Evidentemente minha colocação do RFC 5668 como alternativa para estes AS
> estava incorreta.

> [...]

Não existe RFC ainda, mas é um *Work in Progress* do WG responsável por esta
área na IETF: InterDomain Routing WG (IDR).
Seu trabalho pode ser acompanhado a partir de
https://datatracker.ietf.org/wg/idr/.
Veja o documento draft-ietf-idr-as4octet-extcomm-generic-subtype, que define
dois tipos/subtipos para tratar esta questão (0x0204 e 0x4204), apesar de
não recomendar sua utilização em sistemas autônomos com AS de 2 octetos
(backward compatibility).
Como ainda não é standard, estes subtipos ainda não estão incluídos na
página da IANA.

Abs, Gustavo