[GTER] BGP4 Communities e ASN32

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Mar 1 15:40:01 -03 2011

On 01-03-2011 14:33, Henrique de Moraes Holschuh wrote:
> Concluo que, a menos que exista algum outro RFC que não localizei ainda,
> quem tem ASN-32 realmente é, até o presente momento, cidadão de segunda
> categoria :-(
>
> Evidentemente minha colocação do RFC 5668 como alternativa para estes AS
> estava incorreta.
>
> Mas acho muito estranho não encontrar nenhum RFC para resolver o
> problema destes AS. Seria de se esperar que já existisse uma RFC ou no
> mínimo um draft para permitir utilizar extended communities como
> equivalentes às communities tradicionais para ASN-32. Será que não
> [...]

Aha! Não tem RFC *ainda*, mas os ASN-32 não foram esquecidos:

ftp://ftp.rfc-editor.org/in-notes/internet-drafts/draft-ietf-idr-as4octet-extcomm-generic-subtype-03.txt

A lista dos autores dá esperança de que vai ser implementado
comercialmente rapidamente, se atingir o estágio de RFC.

Por outro lado, o draft acima é bem fraco nas suas exigências e
definições de como será implantado, o que está bem aquém do ideal.  Se
ele definisse regras fortes de como o subtype 04 pode ser utilizado, e
de como tratar sua co-existência com as communities tradicionais,
talvez fosse possível tornar seu uso completamente transparente.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.