[GTER] BGP4 Communities e ASN32

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Tue Mar 1 14:33:59 -03 2011

On 01-03-2011 14:23, Andre Gustavo de C. Albuquerque wrote:
> As extended communities transitivas têm seu uso concentrado até hoje
> em ambientes de VPNs L3 ou L2. Sua concepção previu um campo que
> define o tipo da community, com 1 ou 2 bytes, seguido dos valores da
> community em si, com 7 ou 6 bytes. A interpretação destes valores
> depende do tipo da extended community. Sendo assim, a discussão sobre
> utilização de 2 ou 4 octetos como representação de ASN dentro de uma
> ext-community depende mesmo da definição desta.
>
> No caso específico desta RFC, foram estendidos dois atributos:
> Route-Target e Route-Origin (aka: Site of Origin). Estas
> [...]

Estou relendo os RFCs, mas uma leitura rápida do 4364 parece indicar que
realmente seria necessário um outro atributo, algo do tipo "general
routing policy", que é o uso típico das communities tradicionais (fora
as well-known).

Concluo que, a menos que exista algum outro RFC que não localizei ainda,
quem tem ASN-32 realmente é, até o presente momento, cidadão de segunda
categoria :-(

Evidentemente minha colocação do RFC 5668 como alternativa para estes AS
estava incorreta.

Mas acho muito estranho não encontrar nenhum RFC para resolver o
problema destes AS. Seria de se esperar que já existisse uma RFC ou no
mínimo um draft para permitir utilizar extended communities como
equivalentes às communities tradicionais para ASN-32.   Será que não
procurei direito?

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.