[GTER] Cabo Irradiante

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Jun 30 21:48:45 -03 2011

> Pois é, eu já li vários textos sobre o assunto, em sites diversos e me
> deparei com soluções em metrôs, túneis etc.
> O que eu estou querendo descobrir é se tem alguém usando para WiFi e que eu
> possa "conhecer", mesmo que seja por telefone.
> Se esse "negócio" funciona como se apresenta e é legítimo, parece, a
> princípio, uma boa ideia.
> Resta saber quais as desvantagens e quais os problemas relacionados ao uso
> desses cabos.
> O que eu tenho perguntado, pra mim mesmo, é: porque não tem esse "negócio"
> [...]

Um dos motivos para ter demorado para chegar a Wi-Fi é que antes
(quando só existiam bandas A e B nos celulares) esses cabos eram de
frequências pouco abaixo de 1 GHz para atender as celulares. Agora que
tem celular em 1.8 GHz, é factível fazer um cabo e homologar para uma
faixa que inclua 2.4 GHz.

Outra questão é custo; o mercado de celulares absorve custos bem
maiores que o de acesso Internet, e ninguém vai sacrificar uma margem
sólida para uma pequena extensão de vendas.

Mas apesar de não haver um monte, há sim quem já fez cabo irradiante
por conta própria (cortando um cabo não-irradiante), e funcionou. Mas
sendo algo absolutamente irregular, melhor não pensar nessa hipotése.

Rubens