[GTER] Cabo Irradiante

casfre at gmail.com casfre at gmail.com
Thu Jun 30 22:10:14 -03 2011

2011/6/30 Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com>

> Um dos motivos para ter demorado para chegar a Wi-Fi é que antes
> (quando só existiam bandas A e B nos celulares) esses cabos eram de
> frequências pouco abaixo de 1 GHz para atender as celulares. Agora que
> tem celular em 1.8 GHz, é factível fazer um cabo e homologar para uma
> faixa que inclua 2.4 GHz.
>
> Outra questão é custo; o mercado de celulares absorve custos bem
> maiores que o de acesso Internet, e ninguém vai sacrificar uma margem
> sólida para uma pequena extensão de vendas.
>
> Mas apesar de não haver um monte, há sim quem já fez cabo irradiante
> [...]

Rubens,

Quando cogitei a ideia de conhecer, para quem sabe pensar em usar algum dia,
sempre imaginei uma situação em que usaria uma solução homologada pela
Anatel. Do contrário, seria como disse, funciona e é interessante mas, sendo
irregular, não me interessaria. Eu estou entendendo que esses cabos já estão
prontos para uso em redes WiFi.

A ideia seria usar em prédios, como sugerem alguns textos. Por exemplo,
áreas contínuas, mas longas, como corredores, poderiam ser um local
interessante para usá-los. Os textos que encontrei, até agora, parecem
sugerir que a solução com os cabos seria mais barata, por exemplo, do que
uma solução que precisasse aumentar o número de APs para melhorar a
cobertura de certas áreas. Esses textos não falavam em sinal pior ou mais
fraco e sim o contrário. Por isso achei interessante.

Eu consegui achar alguns endereços de empresas que trabalham ou já
trabalharam com os cabos [venda/representação]. Estou tentando descobrir
alguma rede "real", WiFi, em empresas "comuns", que usam/usaram os tais
cabos. Mas é importante que sejam soluções homologadas pela Anatel.

Obrigado pelas informações.
Casfre