[GTER] DiffServ em Linux

Lucas Willian Bocchi lucas.bocchi at gmail.com
Mon Jun 27 15:57:00 -03 2011

Galera, tenho solução aqui com EF + HFSC. O HFSC está bem maduro e
muito bom dentro do kernel linux, porém ainda precisa amadurecer
bastante para chegar no nível do BSD. Tenho utilizado classes prio com
com pfifo atrelado a fila 1, tbf numa segunda fila e hfsc na terceira,
filtrando os tráfegos daí pra diante. Com o Kernel configurado para
baixa granularidade e redirecionando as interrupções das placas de
rede para núcleos diferentes, consegui boas performances.

Só que temos que colocar os pingos nos I's. Se você precisa realmente
de um qos de qualidade e profissional, o melhor mesmo é usar
equipamentos já conhecidos. Eu prefiro Cisco, portanto só posso falar
o que sei dele.