[GTER] DiffServ em Linux

Rafael Ganascim rganascim at gmail.com
Mon Jun 27 14:29:10 -03 2011

Vamos ver como fica com o HTB gerindo a prioridade. Este resultado gostaria
de ver mesmo :)

Agora um detalhe, ou ainda, um problema que tive sobre a classificação
estrita sobre DSCP. Tentei de todas as maneiras usar a classificação
puramente por DSMARK. E em um cenário onde os roteadores são puramente
'trânsito' de pacotes (os dados não se originam/terminam em interfaces LAN
dos mesmos), era perfeitamente aceitável. Porém, quando isto foi se
extendendo para as bordas, para aqueles roteadores/firewalls que tem
segmentos de LAN conectados (leia-se, o limite onde as marcações são
realizadas), ficou impraticável a gestão de marcação via firewall (que foi a
solução encontrada). Acabamos por usar classificadores genéricos(por
IP/porta/destino/DSCP/ToS), sobre algumas classes pré-definidas, abolindo a
marcação e classificação por DSCP.