[GTER] DiffServ em Linux

Marlon Dutra mfdutra at gmail.com
Mon Jun 27 16:27:32 -03 2011

Olá Rafael,

2011/6/27 Rafael Ganascim <rganascim at gmail.com>:

> Vamos ver como fica com o HTB gerindo a prioridade. Este resultado
> gostaria de ver mesmo :)

Por incrível que pareça, funciona e bem. Os testes que o próprio autor
do HTB fez foram confirmados em alguns testes que eu fiz aqui.

Para resumir, coloquei todas as classes AF e BE num udp flood multi
thread violento, deixando tudo inutilizável. Do lado, um ping -Q 184
(EF) na ethernet rolando na paz com latência de 1-2 ms e um jitter
baixíssimo.

> [...]
> 'trânsito' de pacotes (os dados não se originam/terminam em interfaces
> LAN dos mesmos), era perfeitamente aceitável. Porém, quando isto foi
> se extendendo para as bordas, para aqueles roteadores/firewalls que
> tem segmentos de LAN conectados (leia-se, o limite onde as marcações
> são realizadas), ficou impraticável a gestão de marcação via firewall
> (que foi a solução encontrada). Acabamos por usar classificadores
> genéricos(por IP/porta/destino/DSCP/ToS), sobre algumas classes
> pré-definidas, abolindo a marcação e classificação por DSCP.

Pois é. Esse é o maior ônus e a principal razão que faz o DiffServ não
ser a solução para tudo.

Mas se você precisa QoS fim a fim, eu acho muito melhor você quebrar a
cabeça uma vez só na entrada da rede, classificando o tráfego dentro do
DiffServ, do que a cada nó ficar repetindo as regras de classificação.
Tem equipamentos que nem suportam isso.

Isso é especialmente válido se parte da sua rede não está sob sua
administração. Redes MPLS das operadoras, por exemplo.

Sds.

--
MARLON DUTRA
Propus