[GTER] DiffServ em Linux

Henrique de Moraes Holschuh henrique.holschuh at ima.sp.gov.br
Mon Jun 27 13:06:38 -03 2011

On 26-06-2011 19:59, Marlon Dutra wrote:
> Nos últimos tempos tenho me dedicado a tentar construir um modelo
> DiffServ em Linux, implementando todas as classes. Consegui chegar
> num modelo que me pareceu interessante e bem parecido com o que eu
> consigo fazer em roteadores Cisco e Huawei, os quais tenho mais
> familiaridade.
>
> http://hackers.propus.com.br/~marlon/files/qos-maker.html

Muito interessante!

Considere-se convidado a se juntar à equipe do projeto Bloat:
http://www.bufferbloat.net/
http://www.bufferbloat.net/projects

O objetivo primário é retomar o controle da latência que está quebrando
o servo do TCP na Internet.

Acho que você vai encontrar muito assunto interessante para sua palestra
no Wiki e no histórico da lista do projeto bloat.

> O BE (best effort) foi implementando em outra classe HTB (classe
> padrão de tráfego), usando RED como mecanismo da fila. A Cisco
> recomenda usar WFQ (weighted fair queueing) (sfq no Linux) na classe
> BE, mas eu ainda acho RED mais prudente, para evitar o problema de
> sincronia do TCP. [1]

Pelo que sei, RED não dá para usar tranquilo sem configurar os
parâmetros dele para sua rede, ou ele pode causar comportamentos
destrutivos.  Não sei se o GRED é tão chato, mas acho que tem algo a
respeito no histórico do projeto bloat.

HTB delega a fila para os qdiscs filhos, e ignora a latência
completamente.  Você perde completamente o controle já que um qdisc
filho não faz ideia do que acontece com o outro, e tem que limitar muito
a profundidade de fila de cada qdisc filho para contornar isso.

Realmente fica difícil de fazer funcionar tráfego EF low-latency dentro
de HTB.  O normal é usar PRIO+TBF no topo da árvore para o(s) EF(s) e
outros tráfegos com exigência de baixa latência ou de latência controlada.

SFQ pode piorar as coisas, por fazer tail-drop e ter uma fila enorme por
padrão no Linux (dá para configurar via tc).  Dá uma olhada no SFB

http://www.pps.jussieu.fr/~jch/software/sfb/
http://en.wikipedia.org/wiki/Blue_%28queue_management_algorithm%29

E tudo isso fica muito muito claro se você colocar um enlace
particularmente perverso (exemplo típico: wifi com dark buffers enormes
no AP _e_ driver do WNIC, e goodput muito variável) no meio do caminho.

Engenharia de Telecomunicações
TEL +55-19-3755-6555/CEL +55-19-9293-9464

e do custo que você pode evitar.