[GTER] DiffServ em Linux

Marlon Dutra mfdutra at gmail.com
Mon Jun 27 12:38:05 -03 2011

Olá Bruno,

2011/6/26 Bruno L F Cabral <bruno at openline.com.br>:

> Parabens pela implementação. Eu usualmente utilizo os scripts
> (projetos) do freshmeat.net, cbq.init e htb.init, para QoS
> (normalmente controle de banda) de maneira mais facilitada

Pois é. Usei eles por muitos anos e de fato são bem práticos. Mas o que
eles geram de saída não se aplica bem a voz, pois eles usam SFQ como
mecanismo de fila, o que aumenta de propósito a latência.

SFQ é muito justo com todos os fluxos passando. Mas para voz, ser justo
não basta. A voz tem que passar na frente sempre. O resto que espere.
:-)

Sds.

--
MARLON DUTRA