[GTER] DiffServ em Linux

Marlon Dutra mfdutra at gmail.com
Mon Jun 27 16:14:19 -03 2011

Olá Henrique,

2011/6/27 Henrique de Moraes Holschuh <henrique.holschuh at ima.sp.gov.br>:

> Considere-se convidado a se juntar à equipe do projeto Bloat:
> http://www.bufferbloat.net/
> http://www.bufferbloat.net/projects

> O objetivo primário é retomar o controle da latência que está
> quebrando o servo do TCP na Internet.

Nossa. Muito legal. Fiquei sabendo que um dos pais do projeto é um
grande amigo que não vejo há alguns anos, o Jim Gettys.

> Acho que você vai encontrar muito assunto interessante para sua
> palestra no Wiki e no histórico da lista do projeto bloat.

Já estou assinando a lista e lendo coisas bem interessantes no
histórico.

> Pelo que sei, RED não dá para usar tranquilo sem configurar os
> parâmetros dele para sua rede, ou ele pode causar comportamentos
> destrutivos.  Não sei se o GRED é tão chato, mas acho que tem algo a
> respeito no histórico do projeto bloat.

Pois é, essa é a parte ruim do RED. Vou ir testando esse script em
algumas situações reais para ter uma ideia da bronca. Se começar a
complicar muito, vou deixar a BE com sfq mesmo.

> HTB delega a fila para os qdiscs filhos, e ignora a latência
> completamente.  Você perde completamente o controle já que um qdisc
> filho não faz ideia do que acontece com o outro, e tem que limitar
> muito a profundidade de fila de cada qdisc filho para contornar isso.

Exatamente. Eu fiz uma implementação mais lateral para evitar isso.
Basicamente é um HTB root 6 filhos diretos (EF, 4 AFs, BE). Com isso,
consigo usar o prio do HTB para descarregar as filas na ordem que eu
quero. Testei severamente isso aqui e funciona, deixando o EF voando
sempre.

> SFQ pode piorar as coisas, por fazer tail-drop e ter uma fila enorme
> por padrão no Linux (dá para configurar via tc). Dá uma olhada no SFB
> (2.6.39+)...

Bem legal. Uma pena ter entrado no kernel somente agora.

> E tudo isso fica muito muito claro se você colocar um enlace
> particularmente perverso (exemplo típico: wifi com dark buffers
> enormes no AP _e_ driver do WNIC, e goodput muito variável) no meio do
> caminho.

Vish, eu tenho muito medo de qualquer coisa com banda variável. :-)

Abraço.

--
MARLON DUTRA
Propus