[GTER] Equipamentos que fazem MPLS

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Jun 16 17:11:54 -03 2011

> Nesta parte eu concordo, uma solução para isso é limitar a interface de
> saida/entrada à velocidade que ela irá trafegar e aplicar priorizações neste
> tráfego.

Mas no caso de modulação adaptativa, qual velocidade você irá
configurar, a da menor modulação ?

> Pois é, o que a operadora concorrente diz é que ela pode garantir um serviço
> com QoS.

Infelizmente seu cliente não vai acreditar muito em você nessa hora,
mas eu estou para ver um backbone IP com QoS real. Já vi vários que
tinham configurações de QoS e todos falhavam em um ponto ou outro...
mas no caso de operadoras de fibra, como o transceiver tem a mesma
velocidade da porta, as falhas são menores do que em provedores rádio.

> O que a empresa está pedindo é um MPLS com DiffServ.
> Então nem investindo em switchs MPLS neste backbone, não conseguiria um QoS.
> Alguma ideia para garantir um circuito desses então? Lembrando que o
> backbone é todo IP e não temos como fazer em SDH ou outra tecnologia.

O rádio Ceragon que citei é All-IP, não é SDH... é possível ter uma
rede com All-IP com velocidades diferenciadas e QoS.

<cynic>
Ou.. você pode fazer com todas as outras operadoras e dizer que tem
QoS, quando não tem.
</cynic>

Rubens