[GTER] Equipamentos que fazem MPLS

Guilherme de Freitas Figueiredo gff at wkve.com.br
Thu Jun 16 16:48:59 -03 2011

Em 16-06-2011 16:37, Rubens Kuhl escreveu:

> Gargalo é uma medida média... do ponto de vista de aplicações que
> sejam sensíveis a perdas, a falta de priorização no meio pode ser
> mortal. Esta semana mesmo me falaram de um caso de uma perda num
> stream de 5 Mbps que passava por um link STM-4 (622 Mbps), sem nenhum
> outro tráfego junto... mas como a origem tem interface Gigabit, a
> diferença de performance entre a chegada e o forwarding era suficiente
> para causar perdas. No caso de rádio isso é ainda mais grave,
> interfaces giga com throughput efetivos de 150M, 200M, 400Mbps.

Nesta parte eu concordo, uma solução para isso é limitar a interface de
saida/entrada à velocidade que ela irá trafegar e aplicar priorizações
neste tráfego.

> Não. Você até pode ter uma qualidade de serviço excelente, mas não
> consegue garantir QoS. Aliás, QoS não é qualidade de serviço, é
> degradação controlada da qualidade de serviço... mas para ter um
> serviço totalmente lossless(que é uma das possíveis categorias de
> QoS), cada possível elemento indutor de perda tem que saber o que pode
> ser descartado e o que não.

Pois é, o que a operadora concorrente diz é que ela pode garantir um
serviço com QoS. O que a empresa está pedindo é um MPLS com DiffServ.
Então nem investindo em switchs MPLS neste backbone, não conseguiria um QoS.

Alguma ideia para garantir um circuito desses então? Lembrando que o
backbone é todo IP e não temos como fazer em SDH ou outra tecnologia.