[GTER] Equipamentos que fazem MPLS

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Jun 16 16:37:11 -03 2011

> Entendo, que nesta parte se o enlace estiver gargalado de nada vai adiantar
> o QoS entre os switchs mpls, mas imaginando que em toda o backbone rode mpls
> o header MPLS vir com QoS marcado ele poderá fazer uma priorização antes.

Gargalo é uma medida média... do ponto de vista de aplicações que
sejam sensíveis a perdas, a falta de priorização no meio pode ser
mortal. Esta semana mesmo me falaram de um caso de uma perda num
stream de 5 Mbps que passava por um link STM-4 (622 Mbps), sem nenhum
outro tráfego junto... mas como a origem tem interface Gigabit, a
diferença de performance entre a chegada e o forwarding era suficiente
para causar perdas. No caso de rádio isso é ainda mais grave,
interfaces giga com throughput efetivos de 150M, 200M, 400Mbps.

> Imagino um cenário da seguinte forma
>
> border-LSR <--- backbone de freq licenciada ---> LSR1 <--- backbone de freq
> licenciada ---> LSR2 <--- backbone de freq licenciada ---> edge-LSR
>
> Nem desta maneira conseguiria garantir um minimo de QoS ?

Não. Você até pode ter uma qualidade de serviço excelente, mas não
consegue garantir QoS. Aliás, QoS não é qualidade de serviço, é
degradação controlada da qualidade de serviço... mas para ter um
serviço totalmente lossless(que é uma das possíveis categorias de
QoS), cada possível elemento indutor de perda tem que saber o que pode
ser descartado e o que não.

Rubens