[GTER] Concentrador PPPoE

Alexandre J. Correa - Onda Internet alexandre at onda.psi.br
Mon Jun 13 17:43:04 -03 2011

Aqui eu esstou aplicando vlan em todos os pontos, minha rede é toda L2.

è muito simples e seguro, veja este exemplo:

na ERB eu tenho N switches que suportam vlan.. o backbone chega no
uplink do switch.. cada porta vai um rádio..

para não perder a gerencia LOCAL dos radios .. e tambem não ficar
dependente de firmware fazer ou não tag ... as portas que conectam os
radios, adiciono como untagged

a porta 26 é uplink(trunk)

a porta 01 recebe radio 01.. 02. radio 02.. assim por diante.. a
configuração das vlans fica assim:

vlan 200 - porta 26 tagged + porta 01 untagged
vlan 201 - porta 26 tagged + porta 02 untagged

os radios fazem isolamento dos clientes associados já na camanda 2..
então um cliente não consegue "ver" o outro sem passar pelo gateway ..

o concentrador é uma maquina, dell que para cada RADIO tenho uma
interface VLAN..

antes eu estava fazendo EoIP e VPLS .. porém bati na "parede" em que,
sempre vou ficar dependente de um hardware/software (leia-se mikrotik)..

VLAN qualquer switch faz..

estou utilizando switches baseline da 3com (SFP 2226) e cisco SF300 ..

e devo implementar nos proximos dias/semanas/meses .. a redundancia ja
feita em L2 (STP/RSTP) ... vou linkar uma ERB na outra, chegar o link
com custos diferentes no switch.. e ele "se vira" heeh

esse modelo é utilizado é utilizado em redes de grande porte.. alias
acho que as redes das operadoras são L2 .. roteamento eles devem fazer
no final e no inicio dela.. nao no "centro" :P