[GTER] Concentrador PPPoE

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Mon Jun 13 17:52:20 -03 2011

> Aqui eu esstou aplicando vlan em todos os pontos, minha rede é toda L2.
> è muito simples e seguro, veja este exemplo:

Mais simples, sim; mais seguro, não.

> antes eu estava fazendo EoIP e VPLS .. porém bati na "parede" em que, sempre
> vou ficar dependente de um hardware/software (leia-se mikrotik)..

EoIP é proprietário. VPLS não.

> VLAN qualquer switch faz..

E com um throughput maior, única vantagem de L2.

> e devo implementar nos proximos dias/semanas/meses .. a redundancia ja feita
> em L2 (STP/RSTP) ... vou linkar uma ERB na outra, chegar o link com custos
> diferentes no switch.. e ele "se vira" heeh

Até que você seja pego num "loop", que vai te dar a noção de como é
"divertido" fazer L2.
Enquanto não se popularizarem idéias como TRILL (L2 com TTL e "quase
roteamento"), L2 é algo a manter distância.

> esse modelo é utilizado é utilizado em redes de grande porte.. alias acho
> que as redes das operadoras são L2 .. roteamento eles devem fazer no final e
> no inicio dela.. nao no "centro" :P

Uma grande e conhecida rede na região metropolitana de SP já apareceu
bastante na lista "Caiu" por causa disso.

Rubens