[GTER] Roteador para 1 Gbps

Luiz Otavio O Souza lists.br at gmail.com
Mon Jun 6 09:08:55 -03 2011


On Jun 5, 2011, at 3:02 PM, Paulo Henrique wrote:
> Apenas informando,
> Lembro-me de ter lido que a capacidade das RB1100 não é lá aquelas coisas, o processador senta com ~70Mbits e que o Gigabit dela é na verdade dois dutos gigabit com todas as 13 Portas conectadas sobre o mesmo, tanto que para se fazer brigde tem que ser entre portas abaixo da 6 com portas acima da 7, resumindo 2Gibabits/13 e não 13gigabits dedicadas.
> Cheguei a ler sobre ela e a pesquisar na internet tinha dois topicos no forum Mikrotik onde constatou-se que a mesma não atende grande demanda, e não é voltada a mercado de ISP ou com grande trafego.
> 
> A RB1000 ( Processador mpisbe ) tem uma capacidade muito superior.
> 
> É por que necessidade do companheiro seja Gigabit pois em fastethernet as RB493AH tem um processamento fantastico.
> 
> Um ponto a se avaliar é usar comodit hardware com placas Gigabit da Inter 4 portas com mikrotik ou mesmo Linux ou BSD ( creio que os dois ultimos não tenha um bom suporte a MPLS ), porem o custo não será menor do que R$4000,00 por equipamento.
> 
> Fica a dica.
> 


O processador da RB1100 (PPC 800Mhz) deve ser capaz de fazer por volta dos 70Mb/s de forwarding (~150Mb/s ou mais se você medir em um único sentido), já no caso da RB1000 (também PPC, mas com 1333Mhz) você deve ser capaz de fazer um pouco mais, mas nada 'impressionante'.

A RB493AH (tenho uma aqui) é interessante (com 680Mhz e processador MIPS), mas no caso é a RB450G que quase que encosta na RB1000 (MIPS 680Mhz, 5 portas Gigabit).

É comum nos embarcados você conectar um switch em uma das placas de rede (como acontece nas RB4xx e aparentemente na RB1000) e nesses casos você tem a velocidade da porta de acesso compartilhada para todas as portas do switch e você só tem 'wire speed' quando o trafego não passa pela CPU (é encaminhado diretamente de uma porta a outra pelo próprio switch).

Qualquer hardware moderno com boas placas de rede coloca no chinelo esses embarcados 'entry level'.

A mikrotik fornece uma boa (ou ainda excelente) solução de software e na maioria dos casos um hardware interessante (confiavel, baixo custo, baixa manutenção e baixo consumo), mas que em momento algum pode ser considerado um hardware parrudo (ainda assim atende bem 80% dos casos), IMHO.

Att.,
Luiz


More information about the gter mailing list