[GTER] BGP com 2 operadoras e 2 roteadores

Wenderson Souza wendersonsouza at gmail.com
Thu Dec 15 12:39:29 -02 2011

Fabricio,

Você deve anunciar em cada roteador de borda o que você desejar.

Suponhamos:
Seus CIDR: 200.200.200.0/20

No BordaA você anuncia:
200.200.200.0/21
200.200.200.0/20

No BordaB você anuncia
200.200.200.8/21
200.200.200.0/20

Assim se cair o link da OperadoraA, o BordaB responderá pelo /20
completo e vice versa.

Como você tem concentradores PPPoE em separado, suponhamos:
PPPoE_A - Voce "autentica" a rede 200.200.200.0/21
PPPoE_B - Você "autentica" a rede 200.200.200.8/21

O que acontece se a OperadoraA parar? Quem está em no PPPoE_A fica sem acesso.

Para isso não acontecer, você deverá fazer um "peer" iBGP para ligar
os dois roteadores, para que isso? Pra poder o BordaA ter acesso mesmo
que a OperadoraA caia.

Você apenas definirá a "prioridade" da rota em BordaA para sair pela
OperadoraA, mas se ela cair, sai automaticamente por BordaB.

Não sei se ficou claro. :-)

Wenderson Souza

Em 15 de dezembro de 2011 11:04, fknet <ffkammer at conchalnet.com.br> escreveu:
> Posso realmente estar misturando as coisas, pois sou leigo em BGP. Mas minha
> idéia não funciona Rubens? Voce acha que o iBGP entre os concentradores e os
> roteadores de borda não resolveria o problema?
>
> Outra coisa, se eu fechar o iBGP entre os roteadores de borda, qual bloco
> cada um deles anunciaria?
>
> Valeu!

>>> 2 roteadores de borda, fazendo o anúncio das redes que cada concentrador