[GTER] Qual tecnologia do link ponto a ponto dos pés descalços?

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Dec 8 00:17:00 -02 2011

2011/12/8 Paulo Henrique <paulo.rddck at bsd.com.br>:
> Rubens, pelo visto temos um problema pois um analista cujo o provedor é
> basicamente sobre CPNA  me informou 300Mbits/s  sobre Coaxial!!!

Porque ele não fez um teste RFC-2544 em cima do enlace, apenas olhou o
que aparece no software de gerenciamento que é o data-rate, não o
throughput.

> O custo da fibra é de fato muito superior ao do coaxial, porem tem uma
> capacidade bem superior.

A questão é que o custo de fibra não é muito maior não... isso já foi
verdade no passado, mas o custo dos cabos metálicos subiu bastante
devido ao preço internacional do Cobre (não vale usar a abreviatura do
elemento na lista).

> Os que olhei ( importados da china por $130,00 ) tinha uma tabela de mac de
> 256 macs.

Coloca um tunelador em cada ponta que sai barato... RB750, por
exemplo. Tunela por MPLS e o seu link-de-pés-descalços agora suporta
muito mais MACs.Ou aí talvez já compense usar o VDSL...

Eu sei que o HPNAv3-PL suporta mais do que os 13 MACs que um e-mail
comentou, pois haviam mais de 13 assinantes... mas com certeza não
passou de 256, que pode mesmo ser o limite.

Rubens