[GTER] Qual tecnologia do link ponto a ponto dos pés descalços?

Paulo Henrique paulo.rddck at bsd.com.br
Thu Dec 8 00:58:27 -02 2011

Em 8 de dezembro de 2011 00:17, Rubens Kuhl <rubensk at gmail.com> escreveu:

> Porque ele não fez um teste RFC-2544 em cima do enlace, apenas olhou o
> que aparece no software de gerenciamento que é o data-rate, não o
> throughput.
>
> Bom de fato não sei quanto a isso, porem assim como eu e você quem me
passou a informação não é um leigo, creio que para tirarmos o empasse
apenas comprande e configurando em enlace, não tenho grana se tiver estou
ai para te ajudar !!

> A questão é que o custo de fibra não é muito maior não... isso já foi
> verdade no passado, mas o custo dos cabos metálicos subiu bastante
> devido ao preço internacional do Cobre (não vale usar a abreviatura do
> elemento na lista).

Não sei quanto a valores de materia prima, porem obter uma latencia de <0
com fibra e 1< em coaxial já podemos colocar que a longo prazo o
investimento em fibra tem retorno muito superior até por que se os
"300Mbps" for pouco coloca um switch com sfp e se consegue distancias muito
maiores com capacidades impressionantemente superiores a de um cabo de
cobre.

> de
>
> Coloca um tunelador em cada ponta que sai barato... RB750, por
> exemplo. Tunela por MPLS e o seu link-de-pés-descalços agora suporta
> muito mais MACs.Ou aí talvez já compense usar o VDSL...
>
> Realmente pode se usar como Bridge o enlace manter o gerenciamento todo
sobre um equipamento dedicado a esse proposito, porem uma rede de 300
clientes é um custo a de 3000 o custo não é 300 x 10 mais um pouco muito
maior que isso .

> Eu sei que o HPNAv3-PL suporta mais do que os 13 MACs que um e-mail
> comentou, pois haviam mais de 13 assinantes... mas com certeza não
> passou de 256, que pode mesmo ser o limite.
>
> Então esse lance de capacidade de MACs realmente é complicado pois são
poucos os fabricantes que de fato são sinceros em colocar a capacidade real
do equipamento.
Pode se usar micro-pops com fora de enlace com maior capacidade !!!

porem com os valores de mercado Metro-ethernet sobre fibra  é muito mais
vantagem do que HPNA/CPNA por capacidade, qualidade e principalmente
disponibilidade de equipamentos, afinal quantos fabricantes fornecem
equipamento HPNA/CPNA hoje e quanto tem suporte a Metro-Ethernet ( MPLS ) e
qual a capacidade.

> Rubens

Sr. Rubens. adoro conversar com o Sr. sou apenas um entusiasta na area  !!!

--
:=)>Paulo Henrique (JSRD)<(=:

Alone,  locked, a survivor, unfortunately not know who I am