[GTER] Fornecedor Ubiquiti

Durval Menezes durval at tmp.com.br
Mon Dec 5 12:07:27 -02 2011

Prezado Rubens,

On Mon, Dec 05, 2011 at 11:54:41AM -0200, Rubens Kuhl wrote:

> A questão aqui é imputabilidade. Um distribuidor que não homologou o
> produto não tem nenhum comprometimento com a agência de que só venderá
> produtos que seguem a mesma especificação do produto homologado. A
> homologação atrela cadeia de distribuição, projeto e fabricação, pois
> mesmo as unidades fabris (em geral terceirizadas na China) são
> incluídas na homologação.

Desculpe a ignorancia, mas tendo a concordar com o Vicente e achar
que a norma da Anatel, ao exigir que cada revendedor homologue o
mesmo produto, e' no minimo desnecessaria.

Afinal, se um determinado produto P foi homologado pelo revendedor A,
porque iria infringir qualquer regra ao ser vendido pelo revendedor B?
Ainda, se o vendedor B vender outro produto diferente de P , porque isso
afetaria o produto P? Ainda, de que interessa (para fins de homologacao)
a cadeia de distribuicao, projeto e fabricacao/unidades fabris? Se e'
o mesmo "part number", nao e' o mesmo produto?

E' interessante notar que no mercado mais aberto e exigente do mundo
(o americano) o orgao regulador (FCC) "homologa" os produtos por
fabricante/part number, concedendo a cada "part number" distinto um
"FCC ID", independente de qualquer um dos outros fatores que voce
menciona.

Sera' que a FCC esta' errada e a ANATEL esta' certa?

Obrigado desde ja' pelos esclarecimentos,
--
   Durval Menezes (durval AT tmp DOT com DOT br, http://www.tmp.com.br/)