[GTER] Avaliação de Custo/Benefinicio - Conexão PTT-RJ.

Rubens Kuhl rubensk at gmail.com
Thu Sep 30 00:14:56 -03 2010

O principal senão de passar todo seu tráfego pelo PTT é a falta de
redundância. Uma estratégia usual é ter uma conexão de trânsito com
last-mile dessa operadora, e um last-mile diferente ligando ao PTT
onde você tem peering e um outro provedor de trânsito. Assim, há
cobertura tanto de falhas de last-mile quando de backbones IP.

Quanto à unica grande operadora do PTT-RJ, o AS 7738, não consta que
ela tenha mudado de política e passado a vender via PTT,
lamentavelmente e apesar dela se auto-declarar fornecedora de
trânsito; porém, há diversos outros fornecedores de trânsito no
PTT-RJ, e eles podem ter boas conexões com as grandes operadoras e
prover um serviço de boa qualidade.

Rubens