[GTER] Implantação IGP / OSPF

Jonatas M. Victor jonatasmv at gmail.com
Fri Nov 5 11:56:13 -02 2010

 Fazendo testes agora, estabeleci todos os enlaces com broadcast e
tudo funcional e fui testando
router por router e ao reiniciar o DR que estava igual para todos na
nova eleição 2 router pegaram
um router X e outros um router Y que era o mesmo BDR anterior.  Um
router ficou com as rotas inativas
com custo infinito. Nesse lab tem 4 FreeBSD com Quagga e 4
Routerboards com Mikrotik ligados diretamente
no switch. Seria essa a reação normal ?

 Conf exemplo quagga:

 interface sk0
 ip address 192.168.1.60/27
 ip address 192.168.1.61/32
 ip ospf authentication-key teste
 ipv6 nd suppress-ra

 router ospf
 ospf router-id 192.168.1.60
 ospf abr-type standard
 log-adjacency-changes
 redistribute kernel
 redistribute connected
 redistribute static
 network 192.168.1.32/27 area 0.0.0.0
 area 0.0.0.0 authentication

 Conf MKT:

/routing ospf instance
set default comment="" disabled=no distribute-default=never
in-filter=ospf-in metric-bgp=auto \
    metric-connected=20 metric-default=1 metric-other-ospf=auto
metric-rip=20 metric-static=20 \
    name=default out-filter=ospf-out redistribute-bgp=no
redistribute-connected=no \
    redistribute-other-ospf=no redistribute-rip=no
redistribute-static=no router-id=192.168.1.35
/routing ospf area
set backbone area-id=0.0.0.0 comment="" disabled=no instance=default
name=backbone type=default
/routing ospf interface
add authentication=simple authentication-key=teste
authentication-key-id=1 comment="" cost=10 \
    dead-interval=40s disabled=no hello-interval=10s instance-id=0
interface=ether1 network-type=\
    broadcast passive=no priority=1 retransmit-interval=5s
transmit-delay=1s use-bfd=no
/routing ospf network
add area=backbone comment="" disabled=no network=192.168.1.32/27

 Posso estar errando em algum ponto que não vejo?

jonatas at jmv.eti.br / jonatasmv at gmail.com
UIN: 138431258 / MSN: jonatasmv at msn.com
BSD   User: BSD051240 / Linux User: #278922